Menu

Dicas para se manter hidratado e passar bem

22 de janeiro de 2018 - Sem categoria
Dicas para se manter hidratado e passar bem

Ó abre alas, que eu vou me hidratar!

Saiba como se manter hidratado e saudável para não perder a folia

O que é a desidratação?

“A desidratação acontece quando não ingerimos água o suficiente para repor o líquido eliminado pelo suor e pela urina, por exemplo”, explica a nutricionista funcional Mariana Duro

  • O calor
  • O consumo de bebidas alcoólicas

As altas temperaturas do verão já fazem o seu corpo esquentar naturalmente. Cair na folia, pular e dançar nos blocos são exercícios bastante intensos que produzem calor no corpo – e o suor, por sua vez, é um recurso do nosso organismo para regular a temperatura. Mas, nesse processo natural, você perderá água. O álcool age de outra forma. Quando se bebe, o corpo trabalha para processar e eliminar o álcool do organismo, o que é feito por meio da urina. É por isso que as pessoas sentem muita vontade de fazer xixi. Então, se você não repuser a água que perde com essas situações, corre um sério risco de se desidratar e perder toda a festa.

Como eu sei que posso estar desidratado?

Alguns sintomas mais leves da desidratação:

  • Sensação de sede
  • Boca seca
  • Sonolência ou cansaço excessivo
  • Pouca produção de urina
  • Dor de cabeça
  • Tontura

Em casos mais graves, a nutricionista explica que há a intensificação desses sintomas e podem acontecer ainda queda da pressão arterial e alterações importantes do sistema nervoso central, como confusão mental e delírios.

Qual a quantidade de água que devo beber para me manter hidratado?

Estipular uma meta de hidratação diária pode ajudar bastante a evitar a desidratação, conta Mariana. “Além disso, outra dica que costumo dar para os meus pacientes é repor a água sempre que ela for eliminada:  a cada ida ao banheiro, tome pelo menos um copo de água.” No caso das bebidas alcoólicas, uma outra dica prática é beber um copo de água para cada dose de bebida ingerida.

Qual a melhor bebida para me hidratar?

“A água é sempre a melhor opção”, ressalta Mariana. “Mas, no caso de suor extremo, a água de coco e as bebidas isotônicas são indicadas, pois, além da água, apresentam uma composição de minerais associada a carboidratos que facilitam a recuperação da hidratação.  Sucos e chás também são bem-vindos na ausência da água”.